Quando o cliente de uma empresa consome o produto do lugar, levando em conta os impactos sócio-ambientais daquela ação, o ato é denominado consumo consciente (…)

Você sabe o que é Consumo Consciente?

Texto original de Daniela Versiani. Correção por Karen Klein. Edição por Vinicius Avila, em colaboração para o Edital Concursos Brasil

 

Quando o cliente de uma empresa consome o produto do lugar, levando em conta os impactos sócio-ambientais daquela ação, o ato é denominado consumo consciente; o cliente busca empresas e marcas responsáveis e que buscam diminuir os impactos negativos do consumo. Essa iniciativa geralmente é individual, por isso, são os hábitos das próprias pessoas que precisam ser mudados.

Portanto, o consumidor consciente tem que se informar para que possa procurar os melhores lugares que possuem um envolvimento ambiental e social de consumo. Por exemplo, cabe ao cliente verificar se a empresa na qual ele compra roupa tem todos os seus funcionários cadastrados de forma devida e se o órgão não utiliza da mão de obra escrava.

Consumo consciente é negativo para as empresas?

Ao contrário do que muitos acreditam, o consumo consciente não influencia negativamente no mercado. Na verdade, o próprio mundo mercadológico já está dando uma maior atenção à forma de sustentabilidade econômica.

O que é consumo sustentável?

O consumo sustentável tem a ver com pontos mais básicos, tais como o controle do consumo de água e energia dentro de casa e também a decisão do consumidor de obter um produto que seja de empresas responsáveis socioambientais.

Qual a diferença entre consumo sustentável e consciente?

Dessa forma, o objetivo do conceito é indicar um caminho sustentável que seja capaz de relacionar o consumo à necessidade. A finalidade é fazer a pessoa viver sem excessos, o que faz com que o meio ambiente não seja tão atingido pelas ações humanas.

Os dois conceitos possuem definições semelhantes, no entanto se diferenciam na dimensão da ação que cada um tem. Consumo sustentável é mais amplo, mas, ao mesmo, tempo possui características inseridas no consumo consciente.

fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/mercados_consumo-consciente/