O plástico é tão comum em nossas vidas que nem percebemos mais — é conveniente, barato e onipresente (…)

5 Formas de Reduzir o Plástico no Consumo

Texto original de Nações Unidas Brasil, publicado em 25/06/2019. Edição por Vinicius Avila

 

O plástico é tão comum em nossas vidas que nem percebemos mais — é conveniente, barato e onipresente. A infeliz verdade é que mais de 70% do plástico que usamos não é reciclado e grande parte desse lixo é arrastado de nossas praias para os oceanos ou é levado das ruas para os rios. Estima-se que, atualmente, 5 trilhões de unidades de plástico flutuem em nossos oceanos.

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) listou cinco maneiras de reduzir o uso de plásticos no dia a dia.

#1 Evite plásticos de uso único

90% do plástico que usamos em nossas vidas diárias é descartável ou de uso único: sacolas de compras, envoltório de plástico, sacos com zíper, tampas de xícara de café. Os plásticos de uso único são particularmente prejudiciais, considerando que um único saco plástico pode levar 1 mil anos para se degradar.

#2 Reconhecer microplásticos disfarçados

Muitos cosméticos e produtos de beleza contêm “esfoliantes” que são, na verdade, pequenas contas de plástico. Esses microplásticos podem parecer inofensivos, mas é precisamente por causa de seu tamanho que eles podem deslizar pelas estações de tratamento de água e acabar no oceano, onde os peixes muitas vezes os confundem com comida. Experimente esfoliantes naturais, como aveia ou sal, em vez disso.

 

#3 Leve uma garrafa de água reutilizável

Garrafas descartáveis ​​de água e refrigerante são alguns dos maiores culpados pelos resíduos plásticos. Mais de 480 bilhões de garrafas plásticas foram vendidas em todo o mundo em 2016. Se colocadas de ponta a ponta, estender-se-iam mais da metade do caminho até o sol! Beba em garrafas reutilizáveis. Em lugares onde a água é segura para beber, você pode facilmente encher sua garrafa.

#4 Diga não a talheres de plástico, canudos, retire recipientes

Às vezes nos é dado plástico sem sequer pedirmos por isso. Recuse a oferta por canudo. Peça aos restaurantes para embalar sua comida em menos recipientes para levar. Diga-lhes que não precisa de talheres de plástico e use os seus próprios talheres reutilizáveis.

#5 Recicle

Isso pode parecer óbvio, mas a maioria dos plásticos que usamos não é reciclada. Onde a opção existir, assegure-se de que o plástico que você usa seja reciclado, mas lembre-se, é mais fácil prevenir o desperdício do que gerenciá-lo. Promover a sustentabilidade dos oceanos, rios, pesca e práticas de piscicultura é uma prioridade para a FAO. Estima-se que 10% a 12% da população mundial dependa da pesca e da aquicultura para sua subsistência.

fonte: https://nacoesunidas.org/fao-lista-cinco-maneiras-de-reduzir-nossa-dependencia-do-plastico/?fbclid=IwAR28LXmclLKn-WNckuER7bxMBaINGumqKDRTiml_ZbIMzaH0SHWJnJ9QODc